Quarta-feira , 18 Outubro 2017
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Xô preguiça

Quem observou o clima semana passada não imaginava que a temperatura iria cair. O calor estava demais, mas o tão esperado frio chegou. E, com ele, a famosa preguiça para praticar atividade física também. Como sempre, vou dar vários motivos para você mexer o corpo e não ficar parado.

No frio nosso metabolismo trabalha mais rápido, nosso corpo perde mais energia e com isso gastamos mais calorias. Por isso, temos necessidade de comer mais e preferimos as comidas mais calóricas e, assim, mais um motivo para você não deixar a ginástica de lado. Aproveite o metabolismo acelerado para queimar o que você consumiu em excesso. Lembre-se: é no inverno que se conquista o belo corpo do verão.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de praticar exercícios ao ar livre, aproveite que muita gente prefere ficar em casa e abuse dos parques e ruas que ficam mais vazios nessa época.

Mas é importante usar uma roupa adequada. Prefira uma calça por cima dos shorts ou uma calça legging, coloque sempre um casaco e se preciso uma touca. Vá tirando o excesso de roupa conforme seu corpo for esquentando. As partes do corpo que mais sofrem com o frio são os pés, as mãos e a cabeça. Proteger o corpo é importante, principalmente, se você sai da cama quente de manhã direto para rua.

O aquecimento é importante em qualquer época do ano, mas no inverno, essa importância aumenta. Nessa estação nossa percepção de esforço é menor, por isso, a chance de sobrecarregar músculos e, principalmente, o coração é maior. Comece de forma lenta e é claro com orientação de um profissional.

A nossa tendência é adotar uma postura mais encolhida no frio. Não deixe de fazer alongamento e exercícios para fortalecer os músculos, assim você não sofrerá com dores e não prejudicará a postura.

Semana passada, falei sobre a importância dos exercícios no combate à depressão. As pessoas depressivas têm uma tendência a piorar no inverno. Se você está em tratamento ou simplesmente se sente angustiado nessa época, é mais um motivo para não parar o exercício.

Perceba que são vários motivos para você manter sua rotina de atividade física. Não deixe que a preguiça atrapalhe. Lembre-se sempre dos benefícios que o exercício traz antes de preferir ficar em casa debaixo das cobertas.

Semana que vem estou de volta!

Beijos

Sobre Fabi Matos

Fabiana Nunes de Matos Bueno é graduada em Educação Física e trabalha como personal trainner ministrando aulas de pilates e funcional em seu estúdio.

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