Pular para o conteúdo

Como Preparar Pratos de Restaurante em Casa

Como Preparar Pratos de Restaurante em Casa

Quem ama sentir um cheiro agradável e um sabor único de um restaurante, certamente deve se perguntar quais são os truques culinários usados pelos chefs para os pratos serem tão deliciosos, mesmo em grandes quantidades.

Você sabia que existem truques práticos que podem ser bastante úteis na sua culinária? Caso anseie se tornar um hábil chef em sua residência, examine as sugestões deste texto e desfrute de uma excelente experiência gastronômica no conforto do seu lar.

8 dicas que vão facilitar sua vida na cozinha

Existem diversos truques muito simples, porém eficazes para quem deseja fazer comida de restaurante em casa e ter experiências novas, além de atrair a galera com sabores incríveis. Acompanhe alguns a seguir.

1.     Diferentes preparos para o alho

Você sabia que o alho pode ter vários sabores curiosos e diferentes? Isso depende muito da forma que ele é preparado em um restaurante. Veja alguns preparos:

  • Se precisa de um alho cremoso, pode optar por assar da forma mais tradicional. Pegue uma cabeça de alho e corte a tampa dela, tempere com sal, pimenta e orégano e jogue azeite por cima, depois leve para assar no forno médio.
  • Se deseja um sabor mais suave, pode optar pelo alho branqueado, preparo que consiste em escaldá-lo em chuva quente por alguns segundos e, em seguida, colocá-lo em chuva fria.
  • Se deseja um sabor marcante pode optar pelo alho em conserva, coloque pimenta, vinagre, água, sal e açúcar. A mistura pode ser fervida com louro.
  • Também é possível fazer uma manteiga assando alguns alhos em uma travessa coberta de azeite. Após estar assado, basta amassá-los com um garfo.

Caso precise esburgar alhos em excesso, deixe-os de molho alguns minutos antes, isso ajuda a casca a desgrudar.

2.     Provar a comida durante o preparo

Para alguns isso é dispensável, entretanto, se deseja um prato muito temperado é de suma valor prová-lo ao longo do processo, assim será verosímil somar mais temperos se necessário.

3.      Amassar o limão

Se deseja extrair o máximo de suco possível do limão, experimente amassá-lo antes de cortá-lo ao meio, isso fará com que ele solte bastante caldo, isso serve também para as laranjas, caso queira usar em alguma receita.

4.     Temperatura ideal

Vale lembrar que a pressa é inimiga da perfeição, por isso, se pretende fazer uma boa comida é importante aguardar o tempo e a temperatura certa, não coloque sempre no fogo alto para terminar logo, caso contrário isso poderá queimar seu prato. Siga o prazo de preparo e certificando de mexer a mistura sempre que for necessário.

5.     Amido de milho

Quando precisar usar amido de milho em alguma receita, sempre dissolva em um recipiente separado e nunca diretamente na panela, isso irá evitar que fique empelotado e é importante lembrar de sempre mexer muito bem.

6.     Cebola na salada

Se deseja amenizar o cheiro forte de cebolas em saladas, experimente deixar as rodelas de molho em água morna durante alguns minutos, depois retire e sirva.

7.     Utensílios práticos

É possível agilizar sua vida na cozinha com o uso de alguns utensílios como facas sempre amoladas, triturador manual, tábuas para cortes, pincéis de pincelar ovo, espátulas, cortadores personalizados, funis e peneiras.

8.     Macarrão suculento

Se deseja fazer um macarrão suculento, termine de cozinhar no molho e jogue um pouco da água do cozimento nele. É importante lembrar que para o macarrão não perder o ponto é importante preparar o molho antes de tirá-lo da água.

Concluindo

É possível se tornar um grande chefe na própria cozinha de casa. Se vocês, leitores, desejam conquistar novas habilidades para usar na sua gastronomia e fazer receitas fantásticas como as que são feitas em estabelecimentos de food service, experimentem aderir às dicas deste post, e garantam maior praticidade na hora de cozinhar.