Pular para o conteúdo

Como escolher o pimentão certo para sua receita

Como escolher o pimentão certo para sua receita

Para além dos usuais verdes, amarelos e vermelhos, o universo diversificado dos pimentões revela uma paleta de cores fascinante.

Explore a variedade dessa hortaliça e descubra receitas irresistíveis. Os pimentões, coloridos e controversos, são daqueles mantimentos que dividem opiniões, gerando torcidas organizadas tanto em prol quanto contra.

Enquanto alguns apreciam pimentões no molho do cachorro-quente, outros os preferem em churrascos, mas evitam o vinagrete com pimentão porquê séquito.

No entanto, o mundo dos pimentões é muito mais vasto do que se imagina, e você pode desenvolver uma avaliação por essa hortaliça vibrante através de receitas deliciosas e informações abrangentes.

Pimentão ou pimenta?

Originário da América Mediano, o pimentão (Capsicum) pertence à família das solanáceas, assim porquê jiló, berinjela, batata, tomate e pimentas. Apesar do nome sugerir ardência, o pimentão, em sua forma mais generalidade, não apresenta esse atributo, sendo as pequenas pimentas as verdadeiramente picantes.

Historicamente, a confusão nos nomes é atribuída a Cristóvão Colombo, que, ao explorar as Américas, mormente o Caribe, denominou os frutos semelhantes de forma equivocada, chamando os menores de “pimento” e os maiores de “pimentón”. Os maiores, conhecidos porquê pimentão, não possuem uma quantidade significativa da substância chamada capsaicina, responsável pela sensação de ardência.

Portanto, pimentões não causam a sensação picante, ao contrário das pimentas, que podem variar em intensidade conforme o texto de capsaicina que possuem. Enquanto o pimentão é classificado porquê fruto, a pimenta integra as especiarias e condimentos e, dependendo do tipo, pode ser facilmente cultivada em mansão.


Variedades de pimentão

Os pimentões apresentam três formatos básicos: quadrângulo, retangular, semi-cônico e cônico. As cores mais comuns são verdejante, amarela, laranja e vermelha, sendo as variedades roxas ou brancas (creme) menos populares no Brasil.

Ou por outra, os minipimentões são frequentemente encontrados em embalagens contendo frutos de diversas cores.

Verdejante, amarelo ou vermelho?

Os pimentões encontrados nos supermercados, nas cores verdejante, amarela e vermelha, representam diferentes estágios de maturação da mesma hortaliça.

No processo oriundo de desenvolvimento, os pimentões iniciam na cor verdejante, passam para o amarelo e, finalmente, atingem a tonalidade vermelha. Os pimentões verdes, colhidos antes do maduração, são mais acessíveis em termos de preço, mas apresentam um sabor mais amargo e são mais indigestos.

Os pimentões amarelos, assim porquê os vermelhos, têm um sabor mais adocicado, sendo uma manadeira generosa de vitamina C quando atingem essa cor. Ao alcançarem o estágio de maturidade que os torna vermelhos, tornam-se ricos em licopeno, um antioxidante poderoso também presente nos tomates vermelhos. Ou por outra, o pimentão vermelho contém quantidades significativas de betacaroteno e mais vitaminas em conferência com sua versão ainda não madura.

Pimentão blocky

Já ouviu falar no pimentão block ou blocky? Com uma casca mais espessa em conferência ao pimentão generalidade, apresenta uma textura crocante e um sabor mais adocicado. Levante tipo de pimentão é mais estomacal, tem um tamanho menor e um formato mais quadrângulo em relação ao tipo mais popular.


Sweet palermo

Os pimentões Sweet Palermo recebem esse nome devido ao seu sabor gula e formato afilado. Com uma textura suculenta e um cheiro mais intenso, possuem uma pele mais fina e uma baixa quantidade de sementes. Podem ser apreciados tanto quentes quanto frios.

Modos de consumo e conservação

Segundo a Embrapa, os pimentões conservados na geladeira têm uma duração maior do que quando armazenados em condições naturais, mormente se forem embalados em sacos plásticos perfurados e colocados na secção subordinado. Enquanto, ao oriundo, podem murchar em até quatro dias, na geladeira, podem permanecer frescos por mais de uma semana.

Dicas adicionais para o consumo de pimentões incluem:

  1. Ao consumi-los in natureza, é forçoso higienizá-los corretamente, deixando-os de molho em solução sanitizante e lavando em chuva manante.
  2. Para maior digestibilidade, remova as partes mais enbranquiçadas do miolo.
  3. Para retirar a pele, basta cozinhá-los em chuva fervente por tapume de três minutos.

Você gosta de páprica?

Muitas pessoas que afirmam não gostar de pimentões apreciam o tempero olorente espargido porquê páprica. Mas você sabe do que é feita a páprica? Sim, de pimentões!

A páprica é um condimento bastante utilizado na culinária, obtido a partir da variedade de pimentão Capsicum annuum, pertencente à família das Solanaceae, que é secado e moído. Disponível nas versões gula, picante e defumada, essa especiaria adiciona um toque privativo aos pratos.

Para quem prefere um sabor mais suave, a versão gula da páprica, feita com pimentão e sementes, é a escolha ideal. Já a páprica defumada é produzida a partir do pimentão vermelho desidratado em fumaça, conferindo um sabor defumado ilustre ao tempero. Por término, a páprica picante, com capsaicina – a mesma substância encontrada nas pimentas – proporciona um toque picante ao tempero, ideal para os amantes de sabores mais intensos.

Receitas com pimentão

Que tal explorar algumas receitas para aproveitar ao supremo o potencial dos pimentões? O pimentão recheado é bastante espargido, mas além dele, há outras opções que podem resplandecer na sua mesa. Confira pratos para diversas ocasiões!

Moqueca de pirarucu : uma receita que se tornou viral nas redes sociais

A moqueca traz os sabores autênticos do Brasil, seja na versão capixaba ou baiana. Levante prato é ideal para os amantes de peixes e temperos. Na versão baiana, a moqueca é enriquecida com generosas porções de pimentão e o toque privativo do óleo de dendê.

Ingredientes:

  • 1 cebola média cortada em tiras
  • 500g de palmito pupunha dissociado em rodelas
  • 1 pimentão verdejante médio ou 1/2 em tiras
  • 1 pimentão amarelo médio ou 1/2 em tiras
  • 3 tomates italianos cortados em tiras
  • 1 colher de sopa de óleo extravirgem clássico
  • 4 colheres de sopa de óleo extravirgem de frutado médio para finalizar
  • 1/2 colher de sopa de óleo de dendê (opcional)
  • 2 dentes de alho
  • 200 mL de leite de coco
  • 1 limão siciliano
  • 1/2 maço de coentro picado (opcional)
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada
  • 400g de arroz branco
  • 1/2 maço de capim-limão
  • Sal a paladar

Modo de preparo:

  1. Em uma panela grande, coloque 1,5 litros de chuva e faça um chá com o capim-limão.
  2. Cozinhe o arroz no chá de capim-limão, adicionando raspas de limão siciliano. Misture e reserve.
  3. Incisão a cebola em tiras e refogue no óleo de dendê misturado ao extravirgem clássico em uma panela grande.
  4. Adicione gradualmente as tiras de pimentões, a pimenta dedo-de-moça picada e refogue por alguns minutos. Ajuste o sal.
  5. Em seguida, acrescente os lombos de pirarucu.
  6. Despeje o leite de coco sobre o peixe, tampe a panela e deixe cozinhar em lume reles por tapume de 10 minutos.
  7. Adicione os tomates por cima, ajuste o tempero e cozinhe por mais 5 ou 10 minutos, evitando que grude no fundo da panela.
  8. Desligue o lume, adicione o coentro picado, se desejar, sirva com arroz cítrico e finalize com um fio de óleo de frutado médio.

Costelinha Suína na Pressão com Batatas e Legumes

Uma opção fácil e garantida para os amantes de mesocarpo suína que desejam explorar as vibrantes cores dos pimentões. A receita resulta em uma repasto suculenta, repleta de cores, e harmoniza perfeitamente com um vinho tinto Merlot.

Ingredientes:

  • 1 kg de costela suína em tiras
  • 1 pimentão verdejante, vermelho e amarelo
  • 2 cebolas picadas
  • 1 taça de vinho branco sequioso
  • 300g de batata bolinha
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta a paladar
  • 300 mL de chuva quente
  • 1 fio de óleo

Modo de preparo:

  1. Em uma panela de pressão, aqueça um fio de óleo e adicione a cebola picada, alho e os pimentões em cubos. Refogue esses ingredientes até caramelizarem.
  2. Em seguida, acrescente as tiras de costela e deixe dourar muito sobre os temperos. Adicione sal e pimenta do reino a paladar. Finalize com o vinho branco, permitindo que a mesocarpo caramelize e absorva os sabores dos temperos.
  3. Adicione as batatas e a chuva, tampe a panela de pressão e cozinhe por 30 minutos. Depois esse período, aguarde a pressão decrescer e sirva.

Salada Grega

A dieta mediterrânea é reconhecida porquê uma das mais coloridas e nutritivas do mundo, caracterizada por pratos repletos de vegetais, grãos, oleaginosas e óleo. Nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, é generalidade o consumo copioso de peixes e frutos do mar.

Na Grécia, um dos pratos mais tradicionais é a salada grega, também conhecida porquê Horiátiki, que consiste em uma deliciosa combinação de tomate, pepino, pimentão, cebola roxa, queijo feta e azeitonas.

Ingredientes:

  • 2 kg de queijo tipo feta
  • 300 g de pepino
  • 1 cebola roxa
  • 4 tomates
  • 1 pimentão verdejante
  • 50 g de azeitonas Kalamata
  • 50 ml de óleo de oliva extravirgem
  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Orégano

Modo de preparo:

  1. Incisão o queijo em cubos e reserve. Incisão os pepinos e os tomates em cubos proporcionais aos do queijo, e coloque-os em uma tigela para saladas.
  2. Faça tiras finas de cebola roxa e do pimentão, e adicione à tigela.
  3. Acrescente as azeitonas e tempere com óleo, sal, pimenta e orégano.
  4. Misture muito e sirva.

Confira também: Como preparar pratos de restaurante em casa

Espetinho de Frango com Pimentões

Se você está em procura de uma opção deliciosa para churrascos ou refeições descontraídas, o espetinho de frango com pimentões é uma escolha incrível, é uma combinação perfeita de sabores e cores.

Ingredientes:

  • 500g de peito de frango, dissociado em cubos
  • 2 pimentões (vermelho e amarelo), cortados em pedaços
  • 1 cebola roxa, cortada em cubos
  • 1 limão, suco
  • 3 colheres de sopa de óleo de oliva extravirgem
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1 colher de chá de páprica gula
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • Sal e pimenta a paladar
  • Palitos de churrasco, previamente embebidos em chuva

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, misture o suco de limão, o óleo de oliva, o alho, a páprica, o cominho, o sal e a pimenta para formar uma marinada.
  2. Adicione os cubos de frango à marinada, garantindo que todos fiquem muito cobertos. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos na geladeira.
  3. Monte os espetinhos, intercalando os cubos de frango com os pedaços de pimentão e cebola roxa.
  4. Ligeiro os espetinhos à grelha ou churrasqueira pré-aquecida, virando ocasionalmente, até que o frango esteja completamente cozido e os legumes estejam levemente caramelizados.
  5. Sirva os espetinhos quentes, acompanhados de um molho de iogurte com ervas frescas, se desejar.

Essa receita proporciona uma explosão de sabores e é uma óptimo escolha para compartilhar momentos saborosos com amigos e familiares.”